sábado, 22 de junho de 2013

É proibido virar a DIREITA!

A quase duas semanas nas ruas, acompanhando as manifestações consegui construir algumas reflexões acerca do que ouço e percebo conversando com as pessoas nas ruas. Venho fazer as análises tomando como local as manifestações da minha cidade que é Belo Horizonte. Neste caso, não diferem tanto das mais outras 30 cidades que tem a organização das Assembleias Populares.

Estimam a grande mídia, conhecida como #PIG, que mais de 1 milhão de pessoas passaram pelas ruas neste período. Porem quanto a avaliação da imprensa, eu descarto. A mesma mudou 4 vezes de discurso, hora referente a violência, hora um possível fim ao mandato da presidenta, e hora, que este povo lindo e amado acordou e vai salvar o Brasil, o último, com caráter oportunista e messiânico.

Portanto, no dia a dia das ruas algumas impressões são importantes, quanto a pauta da redução das passagens e uma outra lógica de política de transporte, a mobilidade urbana é interessante e necessária como ir contra a PEC37, Regulamentação das Comunicações e dizer Não ao Ato Médico. A defesa dos direitos humanos, não está só na saída do Feliciano, mas nas pautas feministas, do movimento LGBT e da organização contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.

Já a Reforma Política, sobre esta pauta, me atenho com maior atenção, pois além de ser transversal a todas estas pautas, está tanto nos gritos mais alienados pelo "fim dos partidos" no intuito de combater a corrupção, quanto nos discursos mais conscientes de perceber que governar com Feliciano, Calheiros, Maluf e Collor na base aliada não é possível fazer as rupturas necessárias e se construir um Projeto Popular.

Acredito que todos os movimentos sociais devem apostar nas Assembleias Populares, locais igualitários de organização, reflexão e avaliação das mobilizações, de pautas conscientes, local de encontro de quem nunca esteve dormindo, mas acredita que é importante disputar cada "acordad@" e traze-los para o campo das lutas sociais. Não faremos a revolução sozinhos e conquistar as pessoas, encantá-las com nossas bandeiras de luta é um princípio revolucionário.

É proibido virar a DIREITA. Devemos romper os discursos facistas que dizem sobre o fim dos partidos políticos, de fechar congresso, de ninguém representa ninguém. Nosso papel deve ser como diria Gramsci, pedagógico, disputar cada pessoa, ouvir, refletir , compreender a descrença e construir cotidianamente uma Nova Cultura Política.

"Façamos nós, por nossas mãos, tudo que a nós, nos diz respeito. Eugenie Potier

--
Leonardo Koury Martins - Brasileiro. Escritor, Assistente Social e Militante do Movimento de Ação e Identidade Socialista

2 comentários:

Cibelle Braga disse...

Gostei do título com a placa de trânsito. Do texto tb.

Até mais. Cibelle

Anônimo disse...

Lembrando que debater é uma diálogo e não um monólogo."disputar cada pessoa, ouvir, refletir , compreender a descrença e construir cotidianamente uma Nova Cultura Política." este é um processo de mão dupla e não somente um ensinamento de um iluminado político à um indivíduo ou grupo taxado de "alienado".

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo