sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ditadura Disfarçada. Quem ganha com a violência policial




"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, 
depois brigam, e então você vence."
Mahatma Gandhi



Tudo começa quando muitas pessoas saem as ruas, ameaçam a ordem vigente, o status quo torna-se ameaçado e dai começam a desqualificar, desacreditar e depois quando nada mais segura a população, entra a serviço da classe dominante a polícia.

Começam com Spray de pimenta, como nada adianta parar milhares de pessoas, utilizam Helicóptero para monitoramento e apoio a artilharia das bombas de efeito moral, de gaz lacrimogênio e balas de borracha. Nada diferente do que acontecia de 64 a 85, como nada diferente do que acontece quando a população em qualquer lugar no mundo luta por direitos!

A grande questão é quem está certo? Não sei. Porem sei que a polícia se omitir ao vandalismo, se omitir a corrupção, se omitir as toneladas de drogas que passam pela fronteira, mas não se omitem em usar a força policial para conter quem paga seus próprios salários, o povo. A quem pratica o vandalismo as leis tem o dever de punir, porem quem prende e pune os policiais que espancaram os manifestantes? De que lado estamos na verdade? A neutralidade é uma onda burra que se oportuniza de todos os lados. Devemos ter lado e defender quem está desigual nesta história que a televisão esconde.

A pacificidade é uma utopia, quando alguém questiona a ordem estabelecida. Se a imprensa quer mostrar as imagens dos problemas para que tenhamos medo de sair das ruas e lutar pelos nossos direitos. Apenas digo,  da luta não me retiro!

Quem ganha com a violência estabelecida, construída principalmente pela fragilidade da polícia em resolver os conflitos externos as manifestações e internos da própria corporação? Quem ganha com as matérias dos jornais que dizem para não sair nas ruas e protestas na lógica que tudo anda muito violento? Quem ganha com as ruas tranquilas e entregues aos cidadãos "de bem"? Quem ganha com o silêncio dos pobres?


--
Leonardo Koury Martins - Brasileiro. Escritor, Assistente Social e Militante do Movimento de Ação e Identidade Socialista

Assistam o vídeo e entendam o que a teoria não consegue as vezes facilmente explicar!



Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo