domingo, 16 de junho de 2013

Resposta contra a multa de 500 mil reais pelas Manifestações de BH


O Brasil é sem dúvidas um país que não pode ser chamado de Acordado por conta das últimas manifestações ocorridas no mês de Junho do ano de 2013. Nossa história é marcada pela resistência popular, ao contrário de um senso comum, doutrinado pelo modelo burguês de educação, não somos um país de preguiçosos e apáticos, nem mesmo de telespectadores Homer Simpson.

Lutamos pelas vias populares desde a chegada dos portugueses, seja os indígenas pela resistência a invasão europeia e a população negra contra a barbárie provocada pelos navios mercantes da escravidão. Lutamos nas revoltas dos Quilombolas, Emboabas, dos Cabanos, da Conjuração Baiana. Fomos ousados enquanto brasileiros para assumir a cara do Banditismo, nas figuras de Maria Bonita e Lampião, do tirar dos ricos e dar aos pobres e de tantos outros personagens da história que traz uma cara e uma cor nacional. Como diz na letra dos Racionais MC's: "Coisa do Brasil super-herói mulato, defensor dos fracos". Nós brasileir@s temos ao longo de nossa história nossos próprios heróis como Anita Garibaldi e Mariguella, entre outras e outros, mas sempre lembrando o que dizia Florestan Fernandes, sofrendo e estando na mesma luta.

Em todo país, manifestações ocorreram e em Belo Horizonte, no dia 15 de Junho, uma das maiores manifestações causaram a ira do Judiciário. Segundo a Polícia Militar, mais de 8 mil pessoas ocuparam as ruas da região central de Belo Horizonte provocando um caos urbano. 

Estavam presentes mais de 100 movimentos sociais lutando pelo seu único direito ainda praticável que é  o da Liberdade de Expressão, artigo 5º inciso IX da C.F.88. Este artigo constitucional a cada dia fica ameaçado, hora pela dificuldade de organização de uma sociedade cada vez mais educada a ser individualista, hora pelas consequências da violência policial, com a justiça limitando cada dia mais a participação na lógica de construir uma ideia de que quem participa é "bandido" por prejudicar a cidade, além da opressão do direito ao diálogo coletivo e de dificultar o direito à greve com multas e sansões. 

O direito dos poderosos que está ameaçado, o modelo de produção e até mesmo a criminalização dos movimentos sociais apenas beneficia de quem vive do lucro e não de quem apenas tem para vender sua força de trabalho. Confundem revolução com desorganização, mas esquecem que revolucionar é provocar a desordem do sistema imposto aos pobres pela Burguesia. Este sistema tem apoio dos partidos de Direita e suas bancadas: ruralista, da educação privada e religiosa. Tem a conivência e manipulação da grande imprensa e o apoio covarde da polícia e da justiça que nos oprimem nas ruas e nos tribunais.

Martin Luther King Jr, negro americano e lutador dos direitos de cidadania, uma vez disse "Temos o dever moral de desobedecer as leis injustas" e é uma arbitrariedade proibir os movimentos sociais de irem as ruas lutar pelos seus direitos, seja em qual dia a luta ocorrer, como também multar os sindicatos e movimentos sociais presentes no dia 15 de Junho em Belo Horizonte com o valor de 500 mil reais.

E vamos novamente desobedecer, pois os eventos das Copas, é além de um coroamento ao Capitalismo, traz investimentos em rede hoteleira (para quem?) , vias para passar carros (aonde está a mobilidade urbana?), visibilidade internacional (Qual investimento sólido trouxe além de construir estádios?) e a opressão aos moradores em situação de rua que são expulsos em todas as capitais brasileiras para não chocar os ilustres visitantes. 

Não é isso que o povo precisa, estamos na Luta e não trabalhamos para pagar multas. Vamos voltar novamente as ruas cobrar dos políticos corruptos e dos empresários que sonegam impostos o valor que devem aos cofres públicos, a dívida deles ao Governo não será paga por nós. 

Um brasil para seu povo e não para os turistas ocasionais, ruas para as lutas até que não precisemos mais lutar. Uma nova sociedade não é apenas utopia se nós a construirmos no patamar de realidade. A revolução certamente não será televisionada.

Leonardo Koury Martins - Brasileiro. Escritor, Assistente Social e Militante do Movimento de Ação e Identidade Socialista MAISpt

Um comentário:

Iva disse...

Salve a Luta Popular, desde todas as épocas e civilizações diversas do Brasil livre dos opressores e dominantes, vamos a luta desde que me entendo filho desta terra, há 54 anos!!!

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo