domingo, 27 de janeiro de 2008

O Brasil, a ONU e o Haiti.

Será que para entrar no conselho de segurança da Organização das Nações Unidas - ONU, nos brasileiros temos que nos render a tropas de “paz” no pequeno e conflituoso país chamado Haiti.

Mesmo não tendo uma linha direta que ligue os interesses estadunidenses e os interesses brasileiros, é sempre bom lembrar na nossa postura enquanto presente e futura liderança na América Latina, coisa que depende de uma política social sólida e uma relação fraterna com os nossos demais vizinhos de continentes, se tratando da América Latina abranger América do Sul, América Central e o México. Podemos com este levante diplomático ser mais do que uma liderança latino-americana, até mesmo sermos liderança para países africanos e de todos estes subdesenvolvidos no olhar do capitalismo.

Mas o gasto político das tropas brasileiras no Haiti lembra-se muito aos gastos de invasão do Iraque, apenas um simples interesse, no caso norte americano o petróleo e no caso brasileiro uma mera vaga no conselho de segurança da ONU.

O que se discute aqui não são basicamente os motivos, mas se discute o porque da intervenção de um país desestruturado socialmente como o Brasil e da fraca ONU qual depois de deixar indiretamente os estadunidenses invadirem Iraque e Afeganistão calçados em mentiras. O Brasil não é exemplo como tropa de paz, quando ainda não consolidamos as políticas democráticas tendo em vista que não está absolutamente democratizado no Brasil três refeições por dia, saneamento básico e até mesmo a escolaridade a todos os brasileiros.

Uma vaga em um conselho que não teve moral para barrar os estadunidenses da invasão de dois países em menos de dez anos não vale o sacrifício de intervir militarmente em um país que tem o direito de buscar o seu próprio caminho.
Ainda vou escutar do povo cantando: "Fora já, fora já daqui, Bushi do Iraque e o Brasil do Haiti."

2 comentários:

Fezinha disse...

O texto em questão traz reflexões interessantes...
É mesmo de se questionar... O Brasil envia soldados em missão de paz para o Haiti, e no entanto o nosso país vive, praticamente, em uma silenciosa guerra civil. Não seria mais prudente promover a "paz" em terras brasileiras, antes de tentar fazê-la em solo estrangeiro?

Anônimo disse...

sera´que realmente os EUA invadiram o iraque sem o consentimento da ONU? ou voces nao sabem quem é a ONU?

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo