terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mendigos, excluídos ou desfiliados?

Perguntaram-me outro dia sobre os excluídos, disse que não os conheço, daí me perguntaram, os mendigos ali, os excluídos do sistema capitalista. Perguntei ironicamente, o capitalismo exclui quem? Aqueles mendigos?

Novamente falaram, sim os excluídos, não queria aproveitar o momento para pregar a teoria marxista qual fala claramente do exercito industrial de reserva, se preferir chame de superpopulação relativa, mas como bom vivente da área social preferi citar Robert Castel quando ele fala dos desfiliados e não excluídos.

Aqueles que servem para servir de piedade para alguns é a melhor forma de persuasão para os capitalistas quando nos dizem “tem certeza que vão fazer greve? E seus empregos?” falei aos que me perguntaram sobre os excluídos que chamo também de desfiliados.

Estes sim são as peças do “xadrez capitalista”, dotados de sua mão de obra cada vez mais barata, amedrontada e por fim não menos pior, alienada.

Chego em casa, ligo a televisão e venho me abastecer de um prato de sopa, engraçado, olhe lá os mendigos, não, quero dizer excluídos ou melhor desfiliados em um certo programa televisivo recebendo um prato de sopa como o meu. Que alma caridosa, dar um prato de sopa a um desfiliado das loucuras do capitalismo, mas filiado na piedade de quem o desfilia.

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo