domingo, 6 de janeiro de 2008

100 anos de Oscar Niemeyer



“A gente tem é que sonhar, senão as coisas não acontecem”. Começo assim a expressar a minha profunda gratidão para este que teve coragem de no reto fazer um círculo.

Além dessa frase dita pelo próprio “arquiteto maior” como ele é chamado por sua categoria profissional no mundo inteiro, Oscar Niemeyer provou que vai muito além de suas obras que marcaram a humanidade neste final de século, ele provou que um sonho nunca se acaba.

Lembram daquela importante lição de vida de Brecht na expressão, aqueles que lutam por um dia são bons, mas aqueles que lutam para sempre estes são imprescindíveis, o “arquiteto maior” no auge de seu centenário ele diz que acredita e lutaria pela revolução.

Em entrevista cedida a revista Caros Amigos na edição do mês de julho de 2006 Oscar declara-se comunista e diz que não podemos aceitar um regime que mata pessoas pela fome, pelas armar e pela exploração. Este conceito de lutar por um mundo melhor, acreditar que é possível faz com que Niemeyer dê esperança e mostre que o trabalho não somente é uma forma de ganhar dinheiro, mas de lutar pelo seu sonho; bem lembrada a Igreja de São Francisco em obra conjunta com Portinari.

“A gente vê que a coisa está melhorando, que há qualquer luz no horizonte, a gente tem uma esperança. Mas é difícil, principalmente para nós que não acreditamos em melhora dentro do regime capitalista”, depois de uma frase desta, não se precisa dizer mais nada. Hasta la victoria siempre compañeros.
.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Me conforta saber que alguns não se acomodam e nem se conformam. De conformismo estamos já muito cercados, poucos são os que enxergam nesse mundo de cegos (pra citar José Saramago) e é sempre responsabilidade daqueles que têm um pouco mais de visão "desvendar" aqueles que insistem em manter as vendas pela ignorância ou pela preguiça.

Leonardo Koury disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

fala leokoury, parabens pelo artigo, sempre entro para te prestigiar compas

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo