quarta-feira, 1 de maio de 2019

Dia das trabalhadoras e trabalhadores e não dia do trabalho




Sim, no século 19, com toda a pobreza e outros problemas gerados pela ganância dos donos das fábricas, as trabalhadoras e trabalhadores do mundo se organizaram e se colocaram como sujeitos, protagonistas da disputa societária.

Não é pouca coisa, não foi , não será e até hoje trabalhadoras e trabalhadores, mesmo convivendo com toda exploração no capitalismo dizem em todo o mundo basta a opressão. São todas e todos? Ainda não são a totalidade que está nos atos e nas lutas, mas não podemos esquecer que o dia 1 de maio marca o dia destes que lutam, resistem e sonham.

Tem o dia das mães e não da maternidade, o dia das crianças e não da infância, o dia dos namoradxs e não do namoro. Então não é o dia do trabalho, mas de quem é protagonista e que muda a realidade através das suas mãos e intelectualidade, unindo a natureza e as necessidades humanas.

O dia é de quem é o ator principal do trabalho, dos que trabalham no comércio, nas escolas, nas políticas públicas, nas fábricas, nos campos, nas ruas e não dos que exploram o trabalhador(a) e se enriquecem com o lucro do próprio trabalho alheio.

Não podemos nos confundir, o capitalismo quer é isso mesmo. A chamada no Shopping é dia do trabalho, mas este dia tem alguém que deve ser lembrado, possivelmente quem recebeu este texto é Trabalhadora e Trabalhador, e não patrão.

Você que está lendo merece uma dica: trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo: em unidade somos mais fortes. Mais fortes não seremos explorados e consequentemente podemos ser livres e felizes. Pensem nisso!

O dia é nosso e não do trabalho!




Leonardo Koury: Assistente Social, Professor e Coordenador da Comissão de Direitos Humanos do CRESS-MG, militante da Frente Brasil Popular

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo