domingo, 13 de maio de 2012

Comissão da Verdade



Dilma Rousseff anunciou nesta semana os(as) sete integrantes da Comissão da Verdade. Escolhidos(as) a partir de critérios como conduta ética e atuação em defesa dos direitos humanos, os convites a cada um(a) foram feitos pessoalmente pela presidenta. A Comissão será instalada em cerimônia oficial em 16 de maio.

Saiba quem são seus componentes:

A Comissão da Verdade vai apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar (1964-1988). O grupo terá dois anos para ouvir depoimentos em todo o país, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos. De acordo com o texto sancionado, a comissão tem o objetivo de esclarecer fatos e não terá caráter punitivo.

Leia as reações de representantes da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Mesmo adotando um tom mediado, vez que foi criada com o objetivo de esclarecer fatos e sem caráter punitivo, a Comissão da Verdade emerge num cenário turbulento de embates entre militares da reserva, que chegaram a lançar um manifesto criticando o governo, e jovens manifestantes presentes em vários atos de protesto pelos crimes políticos e de perseguição por motivos políticos durante a ditadura militar (1964-1985), nunca esclarecidos nem julgados a exemplo do que acontece em outros países da América Latina.


Com base nas reportagens de Amanda Cieglinski, Daniella Jinkings e Luana Lourenço, publicadas no site da Agência Brasil sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Fonte: Boca Digital!

Um comentário:

wedding dress sale disse...

I think it is a very meaningful picture!

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo