terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio, ambientalmente falando é na Praia!


O Movimento Praia da Estação, no seu dia mais importante do ano, o dia d@s trabalhador@s organiza conjunto aos movimentos juvenis, culturais e ambientais o pedido "Veta Dilma" referente ao Novo Código Florestal.

Nem novo código e nem velho, dialogar sobre a questão ambiental é fundamental para se posicionar frente a relação desigual nos meios de produção, a degradação natural do ambiente e a forma em que nossa sociedade se organiza, entre os problemas urbanos e rurais.

Não há diferença entre os donos do agronegócio e latifundiários frente aos banqueiros e empresariado, o que se deve ter é posicionamento frente aos que estão do lado do povo e aos que exploram o povo. Certamente não será papel do governo tamanhas mudanças, mas é fundamental a cobrança dos movimentos sociais que para além das conquistas sócio jurídicas (os direitos), mas buscar a transformação por um outro mundo que busque a pluralidade sem homogenizar e um mundo igualitário construindo as diferenças.

Por fim, aproveito para fazer uma reflexão que a tempos venho oralmente descrevendo. 

Que papel de "humanidade" é essa que nós pregamos? Para que ressaltar tanto a humanidade se não construímos o mundo sozinho. Nossa espécie apenas sobrevive aliada a milhões de outras espécies entre fauna  (que fazemos parte) e flora, seres vivos e não vivos. Construímos um discurso ainda muito inconsequente que o mais bonito é o ser humano, porem somos apenas uma espécie frente a muitas outras, a única diferença entre nós que a nossa capacidade de destruir o próximo e a si mesmo é potencialmente enorme. Não é atoa que vivemos em um mundo de desarmonia com o meio ambiente.

Por um mundo humano e não humano, saudamos aqueles que tem coragem, pois somente nas redes, nos discursos, nas praças, nas ruas construímos um mundo diferente do atualmente pressuposto, com findas a um futuro triste.

Enquanto nossas consciências não se aliam ao coletivismo, esperamos que a Dilma vete o novo Código Florestal.


Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo