sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Escravidão antes e nos dias de hoje

Estamos no último país a abolir a escravidão, mas ainda perguntamos se alguma coisa mudou? Se o negro agora deixou de ser visto como objecto. Se as pessoas têm consciência que a escravidão realmente acabou.

O Brasil às vezes parece que não deixou de ser colônia dos países de primeiro mundo imagine se a escravidão ficaria sem deixar suas marcas entranhadas na cultura dos brasileiros. Ainda temos um país de negros em maioria herdando baixos índices sociais. Discutimos cotas raciais com o objectivo de diminuir o atraso social a esta parcela significante da população que durante séculos foi escravizada. Agora a discussão do presente mais justo ainda não fazemos tamanho debate, afinal não existe preconceito!

Jacob Gorender recorre aos navios negreiros e seus mercadores de escravos para dar base ao lucro do comércio escravista no Brasil. Hoje com a abolição dos escravos, a situação não está muito diferente, a cultura do negro ser um objecto, algo hora dispensável. Continua na mídia qual a cada dez artistas presentes na televisão brasileira apenas uma é negro, mas a falta de espaço encontra-se em todos os espaços, tanto dentro das universidades, quanto nos cargos de chefia.

O preconceito na sociedade caracteriza-se no momento em que o negro com dinheiro é igual a negro jogador de futebol ou artista, isso quando esta visão do negro com dinheiro no bolso ainda é amistosa, para não dizer na visão: negro e dinheiro / negro no crime organizado.

E ainda muitos de nós tentando partir para o discurso de cotas, sendo que o racismo está não apenas nos bancos universitários, enfim, entranhado em todo brasileiro. Onde você guarda seu preconceito racial? Se você pensou onde guarda é porque existe, só não se assume afinal não temos! Não é?

Um comentário:

Anônimo disse...

Se não me engano, vi esse texto em outro lugar... Quem copiou quem não sei, se for vc, bom colocar créditos...

Ah, o texto é bastante intereçante, a e parabéns pelo Blog!:D

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo