segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Estudos sobre o Materialismo Histórico Dialético, ciência da Classe Trabalhadora

  



O materialismo histórico dialético é um método de análise social que compreende a realidade a partir das condições materiais e históricas da vida humana, utilizando as mediações para desvendar a totalidade social em suas complexas relações e contradições. 

A totalidade não é apenas a soma das partes, mas sim o conjunto das múltiplas determinações e relações que constituem um objeto ou fenômeno social em sua complexidade e movimento. A realidade social é um "todo orgânico".

A partir da leitura em Marx, a dialética (tese-antítese-síntese) não é apenas um processo de ideias como em Hegel, mas a força motriz da história e do desenvolvimento social, onde o capitalismo (tese) gera suas contradições internas, o proletariado (antítese), resultando na Revolução Comunista (síntese), que supera o conflito, criando uma nova ordem de sociedade, gerando novas teses e antíteses, num movimento contínuo de transformação material.

Reflexões iniciais dos estudos para a pesquisa científica, datados em 2023.

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo