domingo, 31 de março de 2013

Comissão da Verdade ? Porque ? Para quem ?


Em véspera de completar seu primeiro ano de implementação, instituída pela Lei Federal 12.528/11, a Comissão Nacional da Verdade vem iniciando seus trabalho com um grande diagnóstico de todas as violações de direitos humanos que ocorreram entre os períodos de 18 de setembro de 1946 à 5 de outubro de 1988.

Entre lideranças dos movimentos sociais, atores governamentais e pesquisador@s, esta comissão tem o compromisso de trazer as gerações que passaram por este triste período da história brasileira como também  para as novas e futuras gerações o que factualmente ocorreu ao longo destes anos. Vale lembrar que não é uma simples reconstituição, tendo em vista que muito dos crimes cometidos pelos governos foram feitos de forma sigilosa.

É inevitável fazer a seguinte consideração: Que não se trata de uma extensa criminalidade ocorrida em dois lados, mas na prevalência da violação de Direitos Humanos cometida por um lado. Este era composto de atores que utilizavam do Estado, do dinheiro público para violar, torturar, assassinar e até mesmo esconder pessoas, sem que pudesse ter posteriormente informação aos familiares e amigos. Cometeram em nome da ordem pública atrocidades de carácter privado, estas sem o consentimento de toda uma nação, já que estávamos sobre  governos absolutistas.

Contudo, o que nós brasileiro@s esperamos, entre os trabalhos incessantes da CNV, seria que a mesma não finda-se em si. Que pudesse ser cada dia mais popularizada, ser vista  e percebida publicamente. 

Seu papel é fundamental para um povo que perdeu parte da sua história e que à encontre. Ainda mais histórias que jamais devem ser esquecidas, para que não ocorram novamente períodos de chumbo. 


Leonardo Koury - Escritor, Assistente Social, MBA em Gestão Pública, 
mineiro e militante dos movimentos sociais.





Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo