Um país democrático necessita entender o quão importante é a informação. E o caminho em que ela se propaga é a comunicação. O valor que há na liberdade para este tráfego está profundamente ligado com a capacidade de crescimento cultural e a formação dos homens e mulheres que fazem nossa sociedade. Este crucial tema está intimamente ligado com as mais variadas áreas do fazer político e está em pauta devido ao início do debate sobre o novo Marco Civil da Internet, em que garantias às liberdades individuais, o direito ao sigilo e a neutralidade da rede são critérios norteadores.
Felizmente, vivenciamos uma época de ouro para a comunicação brasileira, pois é uma era de possibilidades. A blogosfera e as redes sociais podem fazer reverberar o que sempre foi proibido nas rádios consideradas piratas, o que não ia pra frente com os pequenos jornais de comunidades e o que não era possível ganhar amplitude nos muros das escolas.
O povo quer se entender e se mostrar, não quer mais ser tolhido a um padrão de uma gente que quer um Brasil desigual e injusto. Por isso as mídias corporativas, sempre vistas com um poder simbólico de autoridade, tem cada vez mais perdido espaço na opinião pública, exatamente devido ao espaço amplo e democrático que há na internet. A internet é uma grande ferramenta, mas este ato é sempre político. Somos nós em desobediência à voz do grande irmão, querendo nos abraçar e fazer contato com outras possibilidades em nossa realidade. E assim começamos a construir identidades e alternativas. É assim encontramos um novo caminho para sugerir e pressionar, para a aquisição de novos direitos e de novos olhares. Este é, por fim, o próprio conceito de cultura - uma labuta diária em que construímos e cultivamos nosso modo de estar no mundo....
Fonte: www.bocadigital.net
Um comentário:
e ainda querem tirar nossa liberdade .
Parabens pelo blog !
Postar um comentário