Milhares de cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte acabaram de parar a praça da estação, praça sete, sede da prefeitura de Belo Horizonte e terminando na praça da liberdade na qual houve um ato público contra a opressão e pela livre manifestação dos movimentos sociais.
Vale ressaltar que a Marcha das Vagabundas BH teve papel fundamental, pautando ao longo do percurso palavras de ordem contra o machismo que ainda mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil, além de diversos movimentos sociais e culturais que permeiam por vários pontos da cidade.
O que pode-se ressaltar que agora a ideia de unificar as lutas sociais da certo, porem devemos "cultivar" cada vez mais a vontade de uma nova ordem societária, longe da opressão, da desigualdade e de uma liberdade que vá para além dos porões escuros da imprensa, mas conserve desde sua raiz um novo desenho, de que todos por sermos diferentes temos o direito à igualdade.
Parafraseando o grande escritor e educador Boaventura de Souza Santos, diferença não é sinônimo de desigualdade. Devemos ter o direitos de sermos diferentes para que nossa igualdade nos faça livres.
Um comentário:
Parabéns ao povo mineiro por esta ação de levantarem a bandeira da luta contra as desigualdades sociais.
Sou de RO e assim como vcs temos a esperança de um dia, quem sabe, conseguirmos colocar pelo menos um pouco em prática o que é preconizado em nossa Constituição.
LIBERDADE JÁ!!!
abraços
Lyerka
Postar um comentário