sexta-feira, 25 de julho de 2008

Luta popular e aqueles que não entraram na história


Todas e todos militantes de esquerda, temos como missão ao longo da nossa militância, lembrar daqueles que não tem nome, não tem corpo, não tem identidade nos livros da história.


Como diz o sociólogo Florestan Fernandes, a história no mundo ocidental teceu a idéia de mitos, reis e heróis tornando-se muito mais importante do que as pessoas anônimas que tornaram tal fato possível.


Portanto, falar da abolicionista Princesa Isabel é mais conveniente do que falar de milhares de escravos que morreram em busca da tão sonhada liberdade. Enaltecer da coragem dos imperadores romanos como Julio César ou Nero é mais cômodo do que se lembrar das centenas de milhares de soldados que deram a vida por um Império que não os pertencia.


Lembrar dos nobres e não dos “populares” é como diz Paulo Freire uma arma da burguesia com o objetivo de continuar no poder e não mostrar a força de seu povo, este que está fora dos livros, mas derrubou reis e impérios e foi responsável pelas verdadeiras revoluções.
.

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo