domingo, 24 de fevereiro de 2008

Participação popular e transformação social

Da democracia representativa em seus deputados, vereadores, prefeitos e por ai vai, acredito mais na democracia participativa, nos conselhos, nas práticas populares, nas decisões coletivas.

Acontece neste ano à primeira Conferência Nacional da Juventude, marco importante no debate em caráter consultivo do Governo Federal, com extensão a estados e municípios. Uma grande oportunidade de mostrar o que queremos por uma juventude e por um Brasil mais justo e democrático.

Durante muitos séculos, melhor, durante quase um milênio a democracia deixou de ser falada no mundo, deste a caída das cidades-estados gregas e volta agora este debate principalmente com o governo Lula, entendendo que a participação é algo importante para delinear e acertar mais nas políticas públicas de estado.

O que nós devemos fazer é levantar as bandeiras, ir a luta e mostrar que esta Argentina de jovens, mais de 50 milhões da mesma faixa etária pensa, debate, age dia a dia contra todos os problemas sociais originados pela desigualdade social, principal manifestação deste capitalismo que divide mundos.

Como Sérgio Vaz dizia: a esperança renasce com a democracia, e acreditemos que nossa participação popular fará nascer, reviver, construir e modificar as mazelas do mundo.

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo