terça-feira, 7 de outubro de 2014

Preconceito Social e Racial nas Urnas



Este pequeno texto não tem a intenção de fazer um relato sobre Dilma ou Aécio, mas será uma fonte de críticas da atual conjuntura humana que  vivemos nas últimas semanas no Brasil.

Uma onda de Ant-Algo que não é medo do “Antes ou do Agora”, mas sim uma forma relativamente óbvia de anular o debate democrático. Ser anti partidário ou se considerar intelectualmente superior é uma forma simples de negar os argumentos do outro e desfazer toda argumentação de que maiorias ou minorias democráticas se formam na diferença de opiniões e não da negação do ser. Vale lembrar que apartidário é diferente de ser anti-partidário.

Na última semana em especial, assustei-me ao perceber nas redes sociais, discursos de ódio e afirmação de que Dilma foi para o segundo turno com voto de pessoas negras e burras, nordestinas que estão presas no “cabresto” do Bolsa Família. Esta afirmação surgiu em de alguns eleitores do Estado de São Paulo que constroem através do Facebook e Twitter uma forma de organizar seus amigos e familiares para eleger Aécio presidente.

Se o voto é Secreto, como sabem que os eleitores do PT são os que tem menor escolaridade? Se o voto é secreto quer dizer que São Paulo, o Estado com o maior índice de famílias pobres brasileiras que tem o direito à transferência de renda, tem eleitores pobres mas inteligentes que não querem viver mais de Bolsa Família e os eleitores do Nordeste brasileiro são menos inteligentes? Como subsidiam estes argumentos se não for pelo preconceito social e racial?

Se o voto é Secreto como definem se quem votou era negr@ ou branc@, pobre ou rico?

Cheguei a ler também, que eleitores homossexuais preferem Dilma e Luciana Genro porquê elas não tem pudor. Porem como sabem ao certo que quem as elegeu tem essa ou aquela orientação sexual? Quem define que a comunidade LGBT é minoria ou maioria social?

A grande questão, inclusive para se enfrentar pós eleições, é que temos o dever de intensificar o debate sobre Direitos Humanos, como também, o debate sobre Raça e Classe no país qual uma parcela de sua população se identifica a cada dia com conceitos de uma economia liberal e determinantes preconceituosos. Essa parcela populacional que constrói o discurso afirmando não diferenças humanas, mas sim desigualdades e opressões.


--
Leonardo Koury – Escritor, Educador, Assistente Social e Militante dos Movimentos Sociais

Nenhum comentário:

“Acordei com um sonho e com o compromisso de torná-lo realidade"
Leonardo Koury Martins

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"
Saramago

"Teoria sem prática é blablabla, prática sem teoria é ativismo"
Paulo Freire

"Enquanto os homens não conseguirem lavar sozinhos suas privadas, não poderemos dizer que vivemos em um mundo de iguais"
M.Gandhi

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Rosa Luxemburgo