A cada dia ganha mais adeptos o movimento conhecido como "Praia da Estação", na qual é palco histórico de diversas manifestações populares e cena pública dos movimentos sociais e do povo belo horizontino.
O DECRETO Nº 13.798 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2009 do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, proíbe que aconteça qualquer tipo de evento na Praça da Estação. A pergunta permanece: a quem interessa que os espaços públicos sejam apenas pontos de passagem e consumo?
Porque praças como a praça do Papa (no mangabeiras)e a praça São Francisco de Assis (na lagoa da pampulha) podem ser utilizadas para tais eventos e espaços sociais, sendo que a maioria da população metropolitana do estado muitas das vezes tem acesso (transporte, identidade, familiaridade) com a praça da Estação.
Todos os sábados, um caminhão pipa abastece uma onda de manifestantes que levam suas sungas, seus biquinis, suas boias e demais "apetrechos" para uma deliciosa estada praiana em plena capital mineira.
Protestar é válido, lutar pelo direito de que os locais públicos sejam usufruto de todos é mais válido ainda. As manifestações começam por volta de 10 horas sendo o apogeu quando o caminhão pipa aparece, por volta de 1 hora da tarde. Independente de partido, movimento, ideologia, lutar pelo coletivo é muito importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário